sábado, 27 de fevereiro de 2010

O Dogmatismo

    É um termo usado pela filosofia e pela religião. Dogmatismo é o pensamento que afirma a capacidade do homem de atingir a verdade absoluta e indiscutível. Na religião, corresponde ao conjunto de dogmas (pontos fundamentais e indiscutíveis de uma crença). O nome vem do termo grego dogma, que significa opinião. Esta opinião não deve ser entendida em seu sentido comum, como uma afirmação impensada ; podemos definir as opiniões de um filósofo como sua doutrina, ou seja, afirmações que se referem a princípios através dos quais é possível alcançar verdade e conhecimento absolutos.  Já na filosofia, é o pensamento contrário ao ceticismo, que questiona a possibilidade de conhecimento total da verdade. É uma espécie de fundamentalismo intelectual, onde se expressam verdades que não são sujeitas a revisão ou crítica. Foi a posição assumida por vários filósofos ao longo da história da filosofia. 


    A Bíblia é um ótimo exemplo do Dogmatismo. Sendo uma das fontes de dogmas mais conhecida por nós, afirmando verdades absolutas, como por exemplo, a existência de Deus.

    Assim, o termo dogmático pode ser compreendido como relativo a uma doutrina, fundado em princípios. Este termo foi criado pela escola de Pirro, composta por céticos, nos séculos IV e III a.C., para servir de contraponto à filosofia cética. Enquanto esta limita sua atividade à observação dos fenômenos, por acreditar não ser possível formar conhecimentos sobre da realidade, é considerado dogmático todo filósofo que admite qualquer certeza, mesmo sem comprovação. Mesmo soando estranho, muitos filósofos que se destacaram na história, eram dogmáticos; como por exemplo, Platão e Aristóteles.  Como já foi citado, ao longo da história da filosofia, a posição dogmática aparece várias vezes, porém, as teorias que pretendem contrapor essa atitude, também foram propostas diversas vezes.


Representação  de Aristóteles, 
filósofo cujas idéias eram tão aceitas que muitos
 pontos da Bíblia são inspirados nelas. 
Obviamente também um filosofo dogmático.


OFilósofo grego Platão, muito reconhecido 
por suas reflexões, um exemplo de filósofo dogmático.


    
    Na Idade Moderna, Descartes pretende, com a instituição da dúvida metódica, evitar o uso do dogmatismo. Kant, por sua vez, opõe o dogmatismo ao criticismo, e o define como o procedimento da razão pura sem uma crítica preliminar de seu próprio poder. Segundo Augusto Comte, o dogmatismo é o estado normal da mente humana, uma vez que o homem necessita confiar em algo para viver, estando sempre se utilizando de uma determinada crença. Para este pensador, o ceticismo só poderia ser usado em um momento de crise, quando uma posição antiga deve ser evitada, de modo que se possa realizar a passagem de uma crença a outra.





René Descartes, filósofo, físico e
 matemático francês que se 
opunha ao uso do dogmatismo.














Immanuel Kant, filósofo alemão
 geralmente considerado
 como o último grande
 filósofo da era moderna,
 sem dúvida um dos pensadores
 mais influentes da época,
 defendia o criticismo ao dogmatismo.








Augusto Comte, filósofo francês, 
que defendia a idéia de que o Dogmatismo
 era o estado natural do intelecto humano.






    
    O dogmatismo deve ser em geral compreendido, filosoficamente, em relação ao problema do conhecimento e dos meios que este utiliza para chegar a uma resposta, uma verdade. Assim, podemos vê-lo em dois sentidos principais, que se encontram, no entanto, entrelaçados: como a afirmação da possibilidade de alcançar a realidade em si mesma e como a confiança nas habilidades humanas, mais especialmente na razão, como modos seguros de acesso à verdade. Teoricamente, as posturas que, de maneira mais radical, confrontam o dogmatismo são o ceticismo, representado pela escola de Pirro e seus seguidores, e o criticismo, instaurado a partir do pensamento de Kant. 


    Escriba na época da Idade Média, uma grande representação dogmática, uma vez que tinha como função garantir a sobrevivência das escritas católicas, que carregavam consigo grande quantidade de material dogmático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Postar um comentário